Os curtas-metragens selecionados para a mostra Competitiva concorrem a três prêmios: o do Júri Popular, que inclui o valor de R$ 3 mil e o troféu; do Júri oficial, com prêmio em dinheiro do mesmo valor e troféu; e o Prêmio Visual Libras - Acessibilidade Completa.
Já os curtas da Mostra DF concorrem aos troféus dos júris popular e oficial, ao Prêmio Visual Libras - Acessibilidade Completa e aos prêmios Aicon Ações Cinematográficas, com crédito de R$ 10 mil em equipamentos a serem utilizados até o fim de 2026.
Criador dos valiosos troféus do Festival Taguatinga de Cinema, Omar Franco é um dos principais artistas plásticos de Brasília. Pintor e escultor, cria belíssimas esculturas a partir de chapas de aço retorcidas, comumente utilizadas na construção civil. "Eu transformo uma matéria rígida e hostil em um poema", comenta o artista. Com 50 anos de uma carreira dedicada exclusivamente à arte, tem obras expostas em acervos, coleções, praças, edifícios, museus e palácios, além dos inúmeros troféus produzidos para grandes prêmios de Cultura, Imprensa, Esportes, Tecnologia e Ciência. Conheça mais sobre a vida e obra deste parceiro em www.omarfranco.com @omarfrancopinturas.