Espaço para diálogos entre curadores, público e realizadores dos filmes das Mostras Competitiva e Paralela deste ano; além de temas ligados à produção audiovisual, políticas públicas para Cultura e o fortalecimento da Democracia e da justiça social em geral.
Debate dos filmes exibidos na noite anterior com a presença de curadores, realizadores dos filmes selecionados para a mostra competitiva e público, com foco no processo de criação e produção dos curtas, temas e personagens construídos.
Debate sobre filmes da Mostra Paralela em sequência dos filmes exibidos. Os debates também fazem parte das oficinas oferecidas pelos realizadores, ver páginas oficinas para inscrições caso haja interesse em receber o certificado.
Dia 09/06 - MASTERCLASS: O FAZER COLETIVO DO CINEMA INDÍGENA com TAKUMÃ KUIKURO
Dia 10/06 - MINICURSO DINÂMICA LABCINE - REALIZAÇÃO COLETIVA DE AUDIOVISUAL com WESLLEY OLIVEIRA
Lutar e Criar: Uma Alternativa para Construção do Poder Popular
Dia 08/06
16h
Debate sobre a exibição do filme Quem Luta, Conquista! Uma história dos 20 anos do MLB - Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas de MG, seguido de debate em parceria com membros do Movimento.
Sinopse: Foram duas décadas intensas de trabalho de base na periferia e de luta pelo direito de morar dignamente, que tornaram o MLB um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil. Por meio de entrevistas e imagens de arquivo, Quem luta, Conquista! compartilha com todas e todos um pouco dessa história.
Ano: 2020
Duração: 1h06min
Direção: Comissão Nacional de Comunicação do MLB - entre eles Aiano Benfica, Fábio Jota, Stefany de Paula e Cristiano Araújo.
Debate sobre a exibição do filme CAROLINAS
Dia 10/06
14h
Filmado na ocupação habitacional Carolina Maria de Jesus, em Belo Horizonte, em 2017, quando cerca de 200 famílias se estabeleceram em um prédio na região mais nobre da cidade lutando pelo direito à moradia, o filme traz um retrato da força feminina presente ali, onde diferentes gerações de mulheres se encontraram, compartilhando seus saberes, histórias pessoais e visões de mundo.
Direção: Chris Martins e Gisele Bossi.
Realização: Instituto de Estudos de Desenvolvimento Sustentável – IEDS.
Apresentação do Movimento de Mulheres Olga Benário e do 3º Encontro de Mulheres da América Latina e Caribe
Dia 10/06
16h
O Movimento de Mulheres Olga Benário nasceu da necessidade de organização das mulheres brasileiras para lutar contra a violência, a opressão e a exploração feminina. Como tais mazelas não encontram fronteiras, o Movimento organiza o 3º Encontro de Mulheres da América Latina e Caribe, que acontecerá em Brasília, nos dias 21 a 23 de julho de 2023 e reunirá mulheres de luta de mais de 20 países para debater, denunciar, exigir e organizar ações contra a opressão e exploração das mulheres e o avanço do fascismo.
Desenvolvido por