O Festival Taguatinga de Cinema esse ano oferece oficinas gratuitas, que serão realizadas no CTNM em Taguatinga Norte - DF. Confiram!
Oficina de facilitação sobre as etapas e processos envolvidos na elaboração, produção e divulgação de narrativas audiovisuais, com ênfase em smartphones e recursos disponíveis no mundo digital como auxiliares tecnológicos desses processos.
Janú Ário Jr. é pesquisador de multilinguagens, roteirista, realizador audiovisual, curador e júri de festivais e mostras, designer gráfico e CEO da Oitava Arte Produções. Roteirizou, produziu e dirigiu mais de 15 trabalhos de documentário, ficção, publicidade e videoclipes. Seus trabalhos audiovisuais foram exibidos e premiados em dezenas de festivais de cinema Brasil afora. Graduado em Artes Cênicas na Faculdade Dulcina de Moraes, tem experiência na área de estratégia de comunicação para redes sociais; argumento e roteiro; produção; produção executiva; direção; montagem/edição, finalização; e ecossistema de marketing digital.
Oficina introdutória de quatro horas de duração destinada a pessoas com deficiência visual, abordando conceitos de estética cinematográfica, linguagem do cinema (plano, cena, sequência, roteiro, narrativa) e audiodescrição. Os participantes desenvolvem percepção sensorial, análise crítica, recepção da obra, capacidade de observação, senso crítico e análise linguística. Vivenciam o papel do consultor, analisando trechos de filmes e roteiros de AD, integrando estética, narrativa e experiência sensorial.
Formada em Letras-Tradução (Inglês) pela Universidade de Brasília (UnB), Viviane Santos Almeida Queiroz atua como consultora em acessibilidade com foco na audiodescrição. Também é professora efetiva do Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais da Secretaria de Educação (CEEDV – SEE/DF) desde 2024.
Keilla Salvador é idealizadora, diretora-geral e arte-educadora do Cine Ad. Formada em audiovisual pela Universidade de Brasília (UnB), ela também é produtora e gestora de projetos culturais.