Seminário TV Digital: Conheça os palestrantes

Um dos objetivos do Festival Taguatinga de Cinema é oferecer cursos, oficinas e seminários que auxiliem na formação de novos profissionais e sirvam de complemento para aqueles que já trabalham na área. Em parceria com a Ginga-DF e a Associação Cultural FAISCA, o festival promoverá em 28 de março, das 8h às 12h e das 14h às 18h, o II Seminário de Desenvolvimento em TV Digital – Ginga-DF, que será realizado no auditório do bloco M da Universidade Católica de Brasília (EPCT QS 07 Lote 01, Taguatinga Sul – DF). O seminário é gratuito e as inscrições estarão abertas até o dia 27 de março pelo link http://festivaltaguatinga.com.br/inscricoes/2014/seminario/oficina.

No site http://www.gingadf.com.br/seminario/ii/# você poderá conhecer os assuntos que estarão em debate e os horários de cada palestra. Segue abaixo o perfil da cada um dos palestrantes, todos eles profissionais com anos de experiência e grande conhecimento em TV Digital. Nos próximos dias, confira aqui no site entrevistas com alguns dos palestrantes sobre esta área da produção audiovisual que está em franca expansão.

Zalkind Lincoln (DF)
Palestrante internacional e empreendedor serial com mais de 20 anos de experiência, possui mestrado em engenharia de software e vem contribuindo para a especificação e divulgação do padrão brasileiro de TV digital em vários países da Am´rrica do Sul, América Central e África.

Julio Bertolotti (Argentina)
Professor pós-graduado em indústria cultural na Universidad Nacional de Tres de Febrero (Buenos Aires), diretor no NeoTVLab – UNTREF, diretor-adjunto do Centro de Produção Audiovisual na Universidad Nacional de Tres de Febrero.

Alexandre Kieling (DF)
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) (1985), especialização em cinema e TV (2000) mestrado (2004) e doutorado (2009) em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS). Desenvolveu uma pesquisa sobre interatividade na TV, tendo feito estágio doutoral na Sorbonne Nouvelle Paris 3, na França. É professor do Programa de Mestrado em Comunicação e da Graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília. Tem experiência em produção e gestão de realização audiovisual, especialmente em televisão. Atua e pesquisa com ênfase nos seguintes temas: digitalização das mídias, TV digital, televisão brasileira, interatividade.

Valdecir Becker (PB)
É jornalista, mestre em engenharia e gestão do conhecimento (2006,UFSC) e doutor em ciências (engenharia elétrica, 2011, USP). Professor no Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pesquisador do LAViD – Grupo de Pesquisa em Aplicações de Vídeo Digital. Também é vice-diretor editorial da Sociedade Brasileira de Engenharia de TV (SET). Ao longo dos anos, participou de vários projetos acadêmicos relacionados à digitalização da TV, estudando novos formatos de conteúdos convergentes e multiplataformas. É autor de livros e artigos científicos sobre TV digital, interatividade, audiência, IHC, usabilidade e transmídia.

Luiz Fernando (RJ)
Formado em engenharia elétrica-eletrônica, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Obteve o M.Sc. em engenharia elétrica pela mesma universidade, assim como o doutorado em informática. O pós-doutorado em ciência da computação foi obtido pela École Nationale Superieure des Télécommunications – Paris. Membro titular da Academia Nacional de Engenharia. Professor Titular do Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi o responsável pelo desenvolvimento do middleware Ginga-NCL do Sistema Brasileiro de TV Digital e Recomendação ITU-T para serviços IPTV. É o atual representante da academia no Módulo Técnico da Câmara Executiva do Fórum de TV Digital Brasileiro e de seu Conselho Deliberativo. É co-editor do H.761 WG 16 no ITU-T e Coordenador do GT de Middleware do Fórum SBTVD.

Cosette Espindola de Castro (DF)
Pós-doutora em comunicação pela Cátedra da Unesco em Comunicação e Desenvolvimento Regional. Doutora pela Universidad Autonoma de Barcelona – Espanha. Professora da Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Católica de Brasília – UCB. Coordenadora do GT Conteúdos Digitais do Plano eLAC 2015 para Sociedade da Informação na América Latina e Caribe; Coordenadora do GP Conteúdos Digitais e Convergência Digital da INTERCOM; Vice-Coordenadora do GI de Comunicação Digital da Associação dos Pesquisadores em Comunicação Digital – ALAIC. Autora dos livros Midias Digitais e Convergência Tecnológica (2005) e Comunicação Digital (2008). Seu trabalho de pós-doutorado sobre “Produção de conteúdos digitais como estratégia de desenvolvimento” está disponível na internet.

Cristiana Feitas (DF)
Possui graduação em design de interfaces gráficas pela Faculdade Brasília de Tecnologia, Ciências e Educação (2006) e mestrado em televisão digital, informação e conhecimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Atualmente é diretora – TECER Comunicação Interativa, professora auxiliar do Instituto de Educação Superior de Brasília e coordenadora da Empresa Brasil de Comunicação. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em comunicação visual, atuando principalmente nos seguintes temas: tv digital, conteúdo audiovisual interativo, ginga-ncl, convergência de mídias e conteúdo audiovisual.

André Barbosa (DF)
Pesquisador em ciências da comunicação, especialmente em mídias digitais, estratégias para desenvolvimento de politicas públicas na área de comunicação digital. Especializações: TV Digital, Rádio Digital, estruturas de redes de radiodifusão, gestão de politicas pública.