Festival Online 2018 – Assista e Vote

Após um mês de inscrições por meio de convocatória nacional, o Festival Taguatinga de Cinema tem a alegria de abrir o período de curadoria popular online para a sua 13ª edição. Recebemos 380 inscrições de curtas-metragens produzidos em todo o país, alinhados ao tema deste ano: O movimento em nós”. Agora, é a sua vez…



Nossa Porção Mulher na 17ª Mostra do Filme Livre

No próximo domingo, 6 de maio, a partir das 16h, acontece em Brasília a 17ª Mostra do Filme Livre. Com programação marcada no CCBB, a maior mostra audiovisual do Brasil irá exibir filmes produzidos por mulheres ou sobre a temática de gênero. E o Festival Taguatinga de Cinema marca presença por lá também. Após os…



“O audiovisual feito na e pela periferia está posicionado em um campo de batalha cultural permanente”

É nítido que a produção audiovisual no país ocupa espaços bem mais profundos que o viciado mercado e a indústria cultural. Ela também se apresenta como ferramenta política de resistência e transformação social na vida de diversas comunidades. Para entendermos um pouco mais desse movimento de narrativas populares e suas intervenções na realidade de um…



Entrevista: Rodrigo Arajeju, diretor de ‘Tekoha – Som da Terra’ (1º lugar no 12º Festaguá)

Em 2017, o curta Tekoha – Som da Terra, dirigido por Rodrigo Arajeju e Valdelice Veron (Xamiri Nhupoty), venceu o 12º Festival Taguatinga de Cinema. Premiado e exibido em muitos outros festivais pelo Brasil, o documentário trata da luta liderada por mulheres Guarani pela retomada de seu território sagrado no estado do Mato Grosso do…



“Mais fortes são os poderes do povo!” – o audiovisual como ferramenta de luta

Parece temporalmente despropositada a evocação à obra marcante de Glauber Rocha, referência do Cinema Novo brasileiro. Não é! Trata-se do último grito de Corisco ao ser atingido por uma bala de Antônio das Mortes, o caçador de cangaceiros contratado pela oligarquia para dar um jeito nos rebeldes. A cena, rodada em 1963, é forte em…



2º Festival de Cinema do Paranoá começa no dia 23 de abril

A segunda edição do Festival de Cinema do Paranoá está chegando. Entre os dias 23 e 29 de abril, serão exibidos 79 curtas-metragens de animação, ficção e documentais. O evento tem entrada franca, com exibições realizadas no Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã (Cedep). O FestCineParanoá destaca o protagonismo de cineastas negros/as,…



Inscrições abertas para o 13º Festival Taguatinga de Cinema – O Movimento em Nós

O 13º Festival Taguatinga de Cinema está com inscrições abertas até o dia 30 de abril. Com o tema “O movimento em nós”, o Festival convoca realizadoras e realizadores que proponham, em suas produções, a construção de um novo Brasil possível frente à onda de retrocessos. Podem ser inscritos filmes de curta-metragem produzidos entre 2016…



AÚ MiDi: Assista todas as palestra do AÚ MiDi

Tema – Brasil 4 D e a questão da interatividade – Cosette Castro (UCB) – DF     Tema – TV Digital: o desligamento do sinal analógico e a adaptação dos telespectadores – Alexandre Kieling (UCB) e Kênia Freitas (UCB) – DF     Tema – Roadmap de Evolução do Middleware Ginga – Marcelo Moreno…



“Divina Luz” apresenta personagem à frente de seu tempo, comenta William Alves

O filme Divina Luz, de Ricardo Sá, do Espirito Santo, ficou entre os filmes escolhidos pelo Júri Oficial do Festival Taguatinga de Cinema como os mais significativos dessa edição. É um filme que reconstrói a imagem de uma das mulheres mais ousadas da década de 1950, Dora Vivacqua, mais conhecida como Luz Del Fuego. Dora…



William Alves, organizador do Festival, comenta o filme “Tekoha”

Tekoha foi o grande vencedor da 12ª edição do Festival Taguatinga de Cinema. É um filme realizado por Rodrigo Arajeju e Valdelice Veron (Xamiri Nhupoty) rodado no Mato Grosso do Sul e conta a história de uma tribo Kaiowás que luta contra o agronegócio para se manter em suas terras e não perder suas raízes…