Filmes Selecionados – Mostra Competitiva 2018

É com grande alegria que o 13º Festival Taguatinga de Cinema anuncia a lista final dos filmes selecionados para a Mostra Competitiva de 2018. Seguindo a temática do ano, “O Movimento em Nós”, foram quatro curtas selecionados pela Curadoria Popular, por meio do Festival Online (já divulgados na semana passada), e 20 produções nomeadas pela…



Edital aberto para o Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal selecionará 15 produções fílmicas do Ensino Fundamental – Séries Finais (6o ao 9o Ano) e 15 produções do Ensino Médio Regular, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA – 1º, 2º e 3º Segmentos) para participarem do 4º Festival de Filmes Curta Metragem das…



Em tempos de crise, toda ação pode ser um ato político – Artigo de Thay Limeira

“O papel do artista é refletir seu tempo. Eu escolhi refletir os tempos e as situações nas quais eu me encontro, para mim é um dever e nesse tempo crucial em nossas vidas, quando tudo parece desesperador, quando todo dia é uma questão de sobrevivência… Eu acho que é impossível você não se envolver… “…



Resultado Festival Online 2018 – Curadoria Popular

É chegada a hora! Foram 30 dias de Festival Online, onde o público pode assistir aos curtas-metragens inscritos no Festaguá 2018 e votar naqueles que mais gostar. Ao todo, foram recebidos 380 filmes, de todo o país, formando um precioso acervo da produção audiovisual de curta-metragem voltada à temática deste ano: “O movimento em nós”….



“A diversidade encurrala as narrativas eurocêntricas hegemônicas e as narrativas negras fazem parte desse movimento global”

Nascido em Nanuque, na fronteira entre Bahia e Minas, Joel Zito Araújo é um importante cineasta e pesquisador negro brasileiro. Professor e premiado realizador audiovisual mineiro, ou baianeiro (como também gosta de ser chamado), dirige filmes sobre questões diaspóricas da pessoa negra no Brasil. Das suas obras, em 2001, A Negação do Brasil foi premiado…



Festival Online 2018 – Assista e Vote

Após um mês de inscrições por meio de convocatória nacional, o Festival Taguatinga de Cinema tem a alegria de abrir o período de curadoria popular online para a sua 13ª edição. Recebemos 380 inscrições de curtas-metragens produzidos em todo o país, alinhados ao tema deste ano: O movimento em nós”. Agora, é a sua vez…



Nossa Porção Mulher na 17ª Mostra do Filme Livre

No próximo domingo, 6 de maio, a partir das 16h, acontece em Brasília a 17ª Mostra do Filme Livre. Com programação marcada no CCBB, a maior mostra audiovisual do Brasil irá exibir filmes produzidos por mulheres ou sobre a temática de gênero. E o Festival Taguatinga de Cinema marca presença por lá também. Após os…



“O audiovisual feito na e pela periferia está posicionado em um campo de batalha cultural permanente”

É nítido que a produção audiovisual no país ocupa espaços bem mais profundos que o viciado mercado e a indústria cultural. Ela também se apresenta como ferramenta política de resistência e transformação social na vida de diversas comunidades. Para entendermos um pouco mais desse movimento de narrativas populares e suas intervenções na realidade de um…



Entrevista: Rodrigo Arajeju, diretor de ‘Tekoha – Som da Terra’ (1º lugar no 12º Festaguá)

Em 2017, o curta Tekoha – Som da Terra, dirigido por Rodrigo Arajeju e Valdelice Veron (Xamiri Nhupoty), venceu o 12º Festival Taguatinga de Cinema. Premiado e exibido em muitos outros festivais pelo Brasil, o documentário trata da luta liderada por mulheres Guarani pela retomada de seu território sagrado no estado do Mato Grosso do…



“Mais fortes são os poderes do povo!” – o audiovisual como ferramenta de luta

Parece temporalmente despropositada a evocação à obra marcante de Glauber Rocha, referência do Cinema Novo brasileiro. Não é! Trata-se do último grito de Corisco ao ser atingido por uma bala de Antônio das Mortes, o caçador de cangaceiros contratado pela oligarquia para dar um jeito nos rebeldes. A cena, rodada em 1963, é forte em…