Premiados – 13º Festival Taguatinga de Cinema

Encerramos o 13º Festival Taguatinga de Cinema com a alegria de um dever cumprido para além do que esperávamos. Foram quatro dias intensos de atividades realizadas entre 22 e 25 de agosto de 2018, no Teatro da Praça de Taguatinga e no Go Inn Hotel, além das festas na Galeria Olho de Águia e no Bar Isso Aqui é DF, na Praça da CNF. Mais de 50 pessoas na equipe e muitos parceiros fizeram tudo acontecer na harmonia e na vontade de ver mais um festival florescer sonhos e criações.

Durante todo o evento, recebemos a presença de realizadoras e realizadores de todo o país, que vieram a Taguatinga representar os filmes selecionados para a Mostra Competitiva e participar do Taguá MAPI – Mercado Audiovisual de Produção Independente, junto com o público. Foram 24 curtas-metragens concorrendo às premiações, filmes produzidos em diferentes formatos e gêneros, com narrativas de resistência e florescimento em tempos de Brasil em estado de golpe, abarcando o tema “O Movimento em Nós”.

Além da Mostra Competitiva, o Festival Taguatinga de Cinema apresentou 13 curtas na Mostra Paralela Cinema Cabuloso, com produções de estudantes da rede pública; cinco curtas na Mostra Paralela Lugar de Fala, abordando questões indígenas, feminismos e negritude; cinco curtas da Mostra Paralela Wift-Brasil, com produções realizadas por mulheres; e mais cinco filmes na Mostra Infantil. Durante a cerimônia de encerramento, foi lançado o filme “A Praga do Cinema Brasileiro”, com Zé do Caixão no elenco. Também tivemos a presença de Zé do Caixão no palco, encarnado através de Pedro Marins, neto de José Mojica Marins, criador do personagem.

No Go Inn Hotel, realizadores e público participaram das atividades formativas do Tagua MAPI através de painéis temáticos, masterclass e laboratório de desenvolvimento de projetos durante os três últimos dias de festival. Fora das telas, tivemos a presença dos DJs do Coletivo Afrobixas, Gerson Deveras, Itin do Brasil e DJ Palito, discotecando os ambientes de festa e celebração. Na noite de encerramento, os shows da cantora Moara e do grupo Saci Weré fecharam a nossa programação no gramado interno do Espaço Cultural do Teatro da Praça.


Transmissão ao vivo – TARAPE TV

Em parceria com o IFB – Recanto das Emas, o festival transmitiu toda a programação ao vivo via streaming. A equipe de filmagem foi formada sob a coordenação de Farid Abdelnour, com a participação de alunos do Curso de Audiovisual do IFB – Recanto, que trabalharam com total entrega e profissionalismo. Novos realizadores que estão nascendo! Os vídeos já estão disponíveis no Youtube, em um canal criado durante essa 13ª edição, batizado de TARAPE TV. Logo em breve, os vídeos também estarão aqui no blog, assim como programas especiais, tendo a participação de apresentadoras como a poeta e atriz Marina Mara, nossa mestra de cerimônia do festival.

Através da transmissão ao vivo, tivemos uma participação especial na Mostra Paralela Wift-Brasil. Reexibimos, com a presença da diretora Rosane Gurgel, o filme Close, participante do 12º Festival (2017), seguido de um bate-papo via streaming com as mulheres GBT internas em uma unidade prisional de Fortaleza e que são protagonistas do filme. Um momento único de fortalecimento do tema abordado e da produção audiovisual feita por mulheres.


Conteúdo

Outra novidade do Festival foi o informativo “O Movimento em Nós”, com entrevistas e artigos construídos durante a pré-produção do Festival, com realizadores e pesquisadores de várias regiões do Brasil. O informativo é uma extensão do que foi publicado no blog e promete seguir em todas as edições do festival em diante, sempre interagindo com a temática de cada ano. Um novo canal de conteúdo também no meio impresso, onde é possível aprofundar sobre os temas que circundam a produção audiovisual independente.

Cada filme, seja na Mostra Competitiva ou nas Mostras Paralelas, atravessou o público, a equipe de produção e os realizadores com provocações sensíveis, que nos colocam a refletir sobre o poder de nossas intervenções nascidas a partir do coração, sobre o fazer incessante do mundo que queremos. Seja em tempos de golpe ou fora dele, o movimento sempre está em nós!

Confira mais fotos de todos os dias de evento em nossa fanpage.


Premiação

Seis produções foram premiadas, sendo uma como Melhor Filme pelo Júri Oficial, uma como Melhor Filme pelo Júri Popular e outra com o Prêmio de Inovação de Linguagem pelo Júri Oficial. Esses três ganhadores receberam premiação em dinheiro e o troféu exclusivo esculpido pelo artista plástico Omar Franco. Também foram entregues troféus para as três menções honrosas escolhidas pelo júri oficial. Confira os ganhadores: