O Festival Taguatinga de Cinema 2019 acontecerá em outubro

A realização da 14a. edição do Festival Taguatinga de Cinema se dará de 2 a 5 de outubro, e não mais de 7 a 10 de agosto, como estava previsto inicialmente. A mudança de data se deve ao atraso no anúncio, pelo governo do Distrito Federal, de políticas públicas de incentivo à cultura.  Apesar da campanha que o atual governo está promovendo contra a cultura do DF, a realização do FestTaguá está assegurada porque este é um festival nascido das águas da resistência.

FAC ameaçado

Há anos, o FestTaguá é majoritariamente financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, um dos mais importantes do país. O FAC-DF é uma conquista da classe artística brasiliense que, embora garanta ao público o acesso a uma enormidade de projetos artísticos, está sob ameaça desde o início do governo de Ibaneis Rocha. Um dos editais lançados e aprovados em 2018 foi recentemente cancelado para que os recursos do fundo fossem destinados à reforma do Teatro Nacional Cláudio Santoro, o que fere a Lei Orgânica de Cultura do DF. O cancelamento, no entanto, foi suspenso em 11 de junho pelo Tribunal de Contas do DF.

Existimos na resistência

Somos parte da Frente Unificada da Cultura, criada este ano para garantir o cumprimento da LOC em sua integralidade, e temos compromisso com o cinema brasileiro de curta-metragem e com o público.  Por isso, como todos os anos, faremos em 2019 uma edição potente do FestTaguá, com filmes que mostram a força e a diversidade criativa da produção brasileira de curtas e com a realização de diversas atividades formativas em parceria com o IFB – Instituto Federal de Brasília –  e do TaguaMAPI, nosso evento de mercado. Resistiremos e floresceremos.