Entre os dias 25 e 27 de julho de 2014, o Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro abrigará a mostra “Primeiros Encontros“, que reúne filmes estrangeiros produzidos de maneira independente entre 2013 e 2014, todos inéditos no Rio de Janeiro. Serão exibidos 12 títulos de cineastas de países como México, França, Alemanha, Filipinas, Espanha, Senegal, China e Portugal, selecionados pelo cineasta e curador Gustavo Beck.
A programação mescla obras de nomes mais experientes com cineastas estreantes. Entre os primeiros, estão diretores como o realizador filipino Raya Martin (conhecido por Independência e Manila, entre outros filmes) com seu O último filme; por sua vez, Valérie Massadian, realizadora de Nana (prêmio de melhor filme estreante no Festival de Locarno em 2011) participará com América; e Mati Diop, conhecida por seus papéis como atriz em filmes como 35 doses de rum, de Claire Denis, terá o filme Mil sóis exibido. Entre os estreantes, está Catarina Vasconcelos, que, com seu primeiro filme, Metáfora ou a tristeza virada do avesso, obteve o prêmio de melhor curta-metragem no Festival Cinéma du Réel em 2014.
Cada obra apresenta diferentes processos de produção, formas de pensar e de fazer cinema, explorando as fronteiras entre a ficção e o documentário ou a inter-relação e os limites entre o cinema e as artes visuais. A proposta tem por objetivo estabelecer um contato do público brasileiro com novas tendências da cinematografia mundial, que raramente chegam ao país.
Para saber a programação acesse: Programação Primeiros Encontros
Fonte: Instituto Moreira Salles
© Copyright 2023 https://festivaltaguatinga.com.br
Desenvolvido por https://barulab.com.br