Realização Audiovisual: 1ª Oficina de Realização Audiovisual Popular Festival Taguatinga

Fly Oficina RealizaçãoComo se faz um vídeo? Quais são as técnicas básicas de roteiro, filmagem, edição e finalização de uma produção audiovisual? Um dos objetivos do Festival Taguatinga de Cinema é justamente transmitir esses conhecimentos. Entre os dias 18 de março e 17 de abril, às terça e quintas, das 14h30 às 18h, será ministrada no Teatro da Praça (Taguatinga Centro), a Oficina de Realização Audiovisual Popular. Podem participar pessoas com ou sem experiência na área. A oficina é gratuita e as inscrições (20 vagas) podem ser feitas aqui mesmo no site do festival (http://festivaltaguatinga.com.br/?page_id=313). Toda a infraestrutura técnica será oferecida pela Associação Cultural FAISCA, em parceria com o Centro de Rádio e Televisão da Universidade Católica de Brasília.

Ao longo das aulas, os participantes terão contato com diversos conteúdos que os permitirão produzir seus próprios vídeos. Além dessas informações, serão discutidos conceitos éticos e estéticos para que os alunos tenham consciência dos efeitos e consequências que uma produção audiovisual pode causar no espectador.

Um dos exercícios práticos da oficina consiste na produção – desde a elaboração do argumento até a montagem – de um vídeo. Os resultados serão exibidos em 26 de abril, na cerimonia de encerramento do Festival Taguatinga de Cinema.

A oficina de Realização Audiovisual Popular será ministrada por William Alves, cineasta e diretor do Festival Taguatinga de Cinema. Seu último filme é um documentário/ficção de 52 minutos intitulado Filme Pirata, longa-metragem feito para ser exibido na internet e disponível no site www.filmepirata.net.

A 1ª Oficina de Realização Audiovisual Popular é uma atividade proposta pelo Ponto de Cultura Mundo Olhares Saberes em parceria com Festival Taguatinga de Cinema.