As inscrições de filmes de curta-metragem para a 15a. edição do Festival Taguatinga de Cinema terminaram às 23h59 desta terça-feira, 10 de março, com 601 filmes inscritos de quase todos os estados do Brasil. Ficaram de fora apenas Roraima, Acre e Mato Grosso do Sul. Com 115 filmes inscritos, o estado de São Paulo foi o campeão de inscrições, seguido do Distrito Federal e do Rio de Janeiro, cada qual com 80 curtas. Realizadores do Nordeste, região do Brasil com maior número de estados, atenderam em peso à chamada do FesTaguá, sendo Pernambuco o estado com maior número de filmes inscritos, um total de 40.
No que diz respeito ao gênero dos filmes inscritos, os dados compilados mostram o seguinte: 286 inscritos são filmes de ficção, 198 são documentários, 71 são do gênero experimentais, 35 são filmes de animação e 5 são curtas infantis.
Este ano, pela primeira vez, o Festival Taguatinga de Cinema incluiu em sua ficha de inscrição questões sobre raça e identidade de gênero com o objetivo de ter um panorama de realizadores que participam do nosso processo seletivo. Segundo dados compilados até agora, 122 realizadores declararam-se homens cisgênero e 59 realizadoras disseram ser mulheres cis. Há entre o universo de realizadorxs 5 pessoas não binárias e um travesti. 399 realizadores preferiram não declarar sua identidade de gênero e 13 deles escolheram a opção “outros”. Quanto à raça, 118 realizadores declararam-se brancos, 33 negros, 48 pardos e 2 indígenas. 400 pessoas declararam ser de outras raças.
© Copyright 2023 https://festivaltaguatinga.com.br
Desenvolvido por https://barulab.com.br