ENTREVISTA COM TIAGO LEITÃO, DIRETOR DE “DESTINOS”

Tiago_Leitão

Como você apresenta o seu curta-metragem?

Destinos trata, sobretudo, de tradições. Trata de como quatro pessoas do sertão pernambucano vivem com o fim de símbolos de uma região e com o fim de tradições que conheceram, viveram e trabalharam por toda sua vida. O filme não pretende ser contra os avanços atuais, mas sim contra os avanços que passam por cima da história e das pessoas.

O tema do Festival Taguatinga de Cinema deste ano é “cultura da paz“. Como você acha que o seu curta dialoga com esse tema?
A principal relação do filme com o tema do festival está na relação humana dos personagens com a cultura popular com a inquietação e sentimento de fim das suas estórias de vida. Cultura e paz, provavelmente, é o que cada um deles gostaria de ter hoje em dia.

O curta já participou de outros festivais? Já foi premiado?
Fomos ao World Auteur Shorts Film Festival-2013, Delhi Shorts International Film Festival-13, para o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema 2013 e para o Festcine – Festival de Vídeos de Pernambuco 2013. Para o Festival de Cine de Iquique 2014 – Chile. E foi selecionado para concorrer ao prêmio de melhor fotografia na Semana ABC 2014.

Para você, o que significa participar do Festival Taguatinga de Cinema?
Sempre achei que filme, antes de tudo, é uma visão do autor sobre um tema e que quem faz filme quer mostrar essa visão para o máximo de pessoas possíveis. O Festival de Taguatinga é mais uma excelente oportunidade de discutir e passar as minhas impressões sobre esse o assunto do filme.

 

Assista “Destinos”:
http://festivaltaguatinga.com.br/festivalTagua/11/assista/vote/filme/68