ENTREVISTA COM IULIK LOMBA DE FARIAS, DIRETOR DE “O VENENO DA PIRAÚNA”

Iulik

Em poucas palavras, como você apresenta o seu curta-metragem?
O curta se trata de uma experimentação de linguagem pautada na não existência de fronteira simbólica entre as estéticas ficcionais e documentais, transitando entre a encenação dramática teatral e a dramaturgia natural documentária. Além de trazer citações estilísticas a cineastas modernos brasileiros, como Glauber Rocha, Júlio Bressane e Nelson Pereira dos Santos, a quem o filme é dedicado. O trabalho não caracteriza-se por uma narrativa estritamente enrijecida nos modelos clássicos narrativos por ser delineado em todo sua estrutura no encadeamento poético das imagens, um filme para ser visto, ouvido e sentido, mais do que inteligido.

O tema do Festival Taguatinga de Cinema deste ano é “cultura da paz“. Como você acha que o seu curta dialoga com esse tema?
O personagem principal do curta, protagonizado pelo cineasta Sérgio Santeiro, mesmo empunhado uma espada, representa o herói figurativo, aquele que diariamente vence batalhas para assegurar sua própria sobrevivência, livre de ações violentas ou repugnáveis, sua força ou voracidade está implícita e intrínseca à sua postura dramática de grandiloquência, e suas transformações sucessivas e repentinas durante a trajetória do personagem.

O seu curta já participou de outros festivais? Já foi premiado?
Sim: Semana Cinema Defumado UFF, Mostra UFFilme e Café e Arte RJ. Ainda não foi premiado.

Para você, o que significa participar do Festival Taguatinga de Cinema?
Para mim é de grande importância a participação, principalmente por poder levar ao público de outro estado um pouco de meu trabalho como cineasta/autor. Sem mencionar o fato de que o mecanismo de seleção dos curtas via internet dialoga diretamente com minha concepção de cinema participativo, colaborativo e democratizado. Dessa forma vejo muitas similaridades entre a proposta do festival e meus princípios ideológicos e criativos.

 

Assista “O veneno da piraúna”:
http://festivaltaguatinga.com.br/festivalTagua/11/assista/vote/filme/294