ENTREVISTA COM ISABELA VEIGA, DIRETORA DE “A VELHA GULOSA”

Isabela Veiga Diretora

Como você apresenta o seu curta-metragem?
A velha gulosa mostra a bonita relação entre Guilherme e sua avó, Milza. Em um dia chuvoso, ela resolve contar para o menino a historia de Ceiuci, uma velha gulosa que come todos os seres que encontra pela frente. Trata-se de um mito indígena brasileiro e o menino acaba aprendendo uma importante lição sobre a vida.

O tema do Festival Taguatinga de Cinema deste ano é “cultura da paz“. Como você acha que o seu curta dialoga com esse tema?
O tema “cultura da paz” dialoga com o filme, na minha opinião, quando se apresenta o mito da Velha Gulosa, onde um curumim faz uma chacota com Ceiuci e ela passa a persegui-lo. O personagem encontra ajuda em todos os animais que cruzam seu caminho e, assim, consegue despistar a velha. Mas quando vê seu reflexo, já está velho e cansado. Este mito nos traz a correria da vida moderna, onde entendemos que a paz está em nós mesmos e na relação que estabelecemos com o próximo.

O curta já participou de outros festivais? Já foi premiado?
Festivais em que o filme passou: Seleção oficial da Mostra de Cinema Infantil Cineminha na escola e na praça 2013 (Guarulhos – SP); Seleção oficial do ANGATU, frames, rascunho e pipoca (2013 – Goiânia); Seleção oficial do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema 2013; Seleção oficial do ANIMA-SÃO, 3º Festival Internacional de Animação de São Gonçalo; Seleção oficial da 10a Mostra de Cinema Popular Brasileiro, Memória, Identidade e Pertencimento, Lumiar (RJ); Seleção oficial do 6º Festival Nacional de Curta-metragem Curta Taquary, em Taquaritinga do Norte – PE (Mostra Infantil); Seleção oficial do CurtaCarajás – 5o Festival de Cinema de Parauapebas (PA); Seleção oficial da 17a Mostra de Cinema de Tiradentes (MG); Seleção oficial da Mostra de Cinema Infantil Cineminha na escola e na praça 2014; Seleção oficial Festival de Jericoacoara – Cinema Digital (Jericoacoara – CE). Filme transmitido pela TV universitária UNIESP e pela TV UFG.

Para você, o que significa participar do Festival Taguatinga de Cinema?
Participar do Festival de Taguatinga significa um retorno às origens. Fiz minha graduação em Audiovisual na UnB e retornei para minha cidade natal, Goiânia, para fazer meu mestrado em Arte e Cultura Visual. A Velha Gulosa é o filme resultante desse mestrado e mostrá-lo no Distrito Federal, o local que me formou profissionalmente e do qual tenho tantas lembranças boas, é um grande orgulho.

 

Assista “A velha gulosa”:
http://festivaltaguatinga.com.br/festivalTagua/11/assista/vote/filme/56