ENTREVISTA COM DÉBORA GUIMARÃES, DIRETORA DE “ATENCIOSAMENTE, LO TURCO”

DEBORA_GUIMARAES

Como você apresenta o seu curta-metragem?
Atenciosamente, Lo Turco conta a história de um violino fabricado em 1942 pelo luthier Vincenzo Lo Turco. Em poucas palavras, é um filme que fala de memória e legado, sobre como um objeto pode se tornar um poderoso ponto de ligação entre as pessoas que o cercam.
O tema do Festival Taguatinga de Cinema deste ano é “cultura da paz“. Como você acha que o seu curta dialoga com esse tema?
Neste curta procurei trabalhar com a ideia do cuidado, do afeto. É uma forma de resgatar relações cada vez mais raras, como o tempo específico da comunicação através de cartas, a preocupação com a preservação de um instrumento e dos laços de amizade.

O curta já participou de outros festivais? Já foi premiado?
Já foi exibido em alguns festivais nacionais: Festival Cinesul (RJ), Femina (Festival Internacional de Cinema Feminino – RJ), Mostra do Filme Livre (RJ), Festival Taquary (PE), Festival Guarnicê de Cinema (MA), entre outros. Ainda não foi premiado.

Para você, o que significa participar do Festival Taguatinga de Cinema?
É um prazer imenso poder exibir o filme em mais um Estado. Em um país tão diverso, é muito interessante rodar com o curta em diferentes regiões e poder observar como ele é recebido em cada lugar. E, o mais importante, é ver o cinema independente sendo divulgado, ganhando espaços de exibição e circulação.

 

 Assista “Atenciosamente, lo turco”:
http://festivaltaguatinga.com.br/festivalTagua/11/assista/vote/filme/447