ANCINE ABRE INSCRIÇÕES PARA SEXTA EDIÇÃO DOS ENCONTROS COM O CINEMA BRASILEIRO

CINEMA BRASILEIRO

Curadores dos festivais de Roma, Havana e do Festival Internacional de Documentários de Amsterdã – IDFA virão ao Brasil em julho

Estão abertas, a partir desta quarta-feira, 18 de junho, as inscrições para a sexta edição do programa Encontros com o Cinema Brasileiro. O programa, uma iniciativa conjunta da ANCINE e do Ministério das Relações Exteriores – MRE, com apoio do programa Cinema do Brasil, tem o objetivo de aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo. Nesta sexta edição, virão ao Brasil o diretor artístico do Festival Internacional de Cinema de Roma, na Itália, Marco Müller; o diretor do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, em Cuba, Ivan Giroud; e o membro do comitê de seleção do Festival Internacional de Cinema Documentário de Amsterdã – IDFA, na Holanda, Raul Nino Zambrano.

Os curadores irão assistir a sessões exclusivas, selecionadas por eles entre os filmes inscritos no programa. Nesta sexta edição, o processo de inscrição será único para os três festivais, mas cada um dos representantes fará a sua própria seleção individualmente. Os representantes do IDFA e do Festival de Havana assistirão aos filmes, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, respectivamente entre os dias 17 e 19 de julho e 30 de julho e 1º de agosto, e o representante do Festival de Cinema de Roma virá a São Paulo para sessões no Museu da Imagem e do Som – MIS, de 24 a 26 de julho. Excepcionalmente, a representante do Festival Biarritz América Latina, na França, Raphaële Monnoyer, também virá ao país, como convidada especial, e assistirá aos filmes junto ao representante do festival cubano.

COMO SE INSCREVER:

O programa aceita inscrições de filmes de longa-metragem já finalizados e ainda inéditos fora do território nacional, ou obras em fase de finalização que já possuam corte provisório, capaz de ser projetado em formato 35mm ou Blu-Ray. Os interessados em incluir seus filmes nas programações a serem exibidas aos curadores devem preencher o formulário de inscrição disponível no Portal ANCINE até o dia 7 de julho e indicar um link onde esteja disponível um teaser/trailer, com no mínimo 2 e no máximo 5 minutos, contendo legendas em inglês.
As informações das inscrições e os respectivos links serão repassados para os curadores que farão, cada um, uma lista com doze filmes, dos quais ao menos dois serão de associados do Programa Cinema do Brasil. Responsáveis pela inscrição de filmes que não venham a ser selecionados para a projeção em sala de cinema podem, caso seja de seu interesse, enviar para a ANCINE cópias digitais (em DVD ou Blu-ray) de seus trabalhos, que serão entregues em mãos para os curadores dos festivais.

EDIÇÕES ANTERIORES:

A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um, para que os encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão sua programação. Esta é a segunda vez que os curadores dos festivais de Roma, Havana e do IDFA participam dos Encontros com o Cinema Brasileiro. Nas edições anteriores, já vieram ao Brasil os curadores dos festivais internacionais de cinema de Veneza, San Sebastián, Locarno, Sundance, Roterdã, Berlim e Cannes (Seleção Oficial e Quinzena dos Realizadores).

 

Fonte: ANCINE