Com um total de nove episódios, a websérie Pílulas Digitais, dirigida e roteirizada pela jornalista Nina Rodrigues, curadora do Festival Taguatinga de Cinema desde 2017, abordará os conceitos básicos de produção e gestão de festivais de cinema de curta-metragem com perspectiva periférica, isto é, voltados para filmes produzidos à margem do sistema de produção industrial e realizados por novos sujeitos cinematográficos.
O objetivo é incentivar aqueles que querem envolver-se ativamente na execução de projetos inovadores de festivais de cinema, conectados com as novas tendências do audiovisual e com a cultura do acolhimento. Para isso, a websérie oferece ao público a experiência acumulada do Festival Taguatinga de Cinema com a realização de 15 edições.
O episódio de estreia das Pílulas Digitais aborda conceitos relacionados à sobrevivência, relevância e credibilidade de festivais de cinema e destaca a importância de uma identidade bem definida, que é ponto de partida decisivo para o estabelecimento tanto dos objetivos curatoriais e de comunicação quanto do formato do festival.
O idealizador do Festival Taguatinga de Cinema, William Alves, é o narrador em primeira pessoa deste primeiro episódio, pincelando conceitos ao mesmo tempo que oferece exemplos relacionados à sua própria vivência na direção do festival.
A exemplo do que faz William Alves na pílula de estreia, os profissionais ligados à curadoria, comunicação e design, produção, logística, coordenação geral e financeira do festival, são os narradores dos demais episódios, abordando princípios e conceitos relativos às suas áreas de atuação, ressaltando a importância dos festivais de cinema como meios táticos para o fortalecimento da produção nacional de curta-metragem.
A partir de 15 de julho, a websérie Pílulas Digitais vai estrear novos episódios semanais na Tarape TV (nosso canal no Youtube), sempre às 20h de quarta-feira, descrevendo inclusive a experiência de fazer um festival inteiramente online em 2020 por causa da pandemia de Covid-19.
Os temas da pílula de estreia e dos próximos episódios são os seguintes:
Episódio 1: Festivais de cinema: alma e identidade
Estreia em 15 de julho
Episódio 2: Festivais de cinema no mundo transmídia
Estreia em 22 de julho
Episódio 3: Curadoria de filmes: caixa de ressonância do mundo
Estreia em 29 de julho
Episódio 4: O passo a passo da curadoria
Estreia em 05 de Agosto
Episódio 5: Filmes, festivais e a cultura da sinergia
Estreia 12 de Agosto
Episódio 6: Anatomia financeira de festivais de curta-metragem
Estreia em 19 de Agosto
Episódio 7: Comunicação e lugar de fala
Estreia em 26 de agosto
Episódio 8: Produção e logística do acolhimento
Estreia em 2 de setembro
Episódio 9: Festival online: expandindo fronteiras
Estreia em 9 de setembro
© Copyright 2023 https://festivaltaguatinga.com.br
Desenvolvido por https://barulab.com.br