Em virtude do limite de 15 vagas por oficina, as inscrições estarão sujeitas a processo de seleção. Os selecionados receberão a confirmação por e-mail, até o dia 30 de setembro.
Esta oficina será uma introdução aos conceitos básicos e manuseamento dos equipamentos da câmera, microfone, luz e enquadramento para produções audiovisuais, edição de imagem e som, diagramação da time line de um filme, créditos iniciais e finais, ajustes básicos de cores, formatos, finalização e exportação. Nela, os participantes irão aprender como a edição tem um papel fundamental em dar sentido, ritmo e forma às narrativas audiovisuais. Além disso, os participantes aprenderão conteúdo a cerca da sequência das etapas de pós produção até o corte final. Perguntas e sugestões dos alunos.
* A oficina é fechada para os alunos do CEF 602 do Recanto das Emas.
Januário Jr (Oficineiro): é designer gráfico, realizador/pesquisador audiovisual e CEO da Oitava Arte Produções, situada no Paranoá/DF. Roteirizou, produziu, dirigiu e também editou filmes de documentário e de ficção. Seus trabalhos audiovisuais foram exibidos e premiados em vários festivais de cinema no Brasil. Seu mais recente filme "UrSORTUDO" já foi premiado 11 vezes, três deles, no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro/Troféu Câmara Legislativa do DF - Melhor roteiro, melhor ator e melhor filme(curta-metragem). Tem experiência na área de argumento e roteiro, produção, produção executiva, direção, edição, finalização e distribuição. É formando em Artes Cênica na Faculdade Dulcina de Moraes. Cursou o 2-Day Film School™ com Dov Siemes, além de outros cursos de roteiro, produção e direção.
Wiliam Nascimento (Ass. Oficineiro): Éé músico, produtor musical e cultural, editor de vídeo, é formado em audiovisual pelo Instituto Federal de Brasília-IFB. Atualmente é assistente de produção na Oitava Arte Produções, tem experiência sets de filmagens (produção) e pós-produção (edição, montagem e trilha sonora), roteiro e direção. Em cinema participou de algumas produções, entre elas, na co-produção, roteiro e direção do documentário "Agua Para Sempre", compôs equipes de filmagem e edição de vários videoclipes, entre eles, "Risos e Lágrimas" do rapper Sandrox, lançado em 2019.
Se as mulheres fazem cinema desde o início, porque seus filmes não estão nos livros de história do cinema? O objetivo dessa oficina é apresentar os conceitos-chave da linguagem cinematográfica sempre associados a uma mulher cineasta, citando novas referências e apresentando diretoras, diretoras de fotografia, montadoras, diretoras de arte e roteiristas que tem muito a contribuir para o cinema, mas dificilmente recebem a visibilidade devida.
As(os) participantes irão assistir a trechos de filmes, de modo a ilustrar cada um dos elementos da linguagem cinematográfica, bem como as áreas que compõe um filme (Roteiro, Direção, Arte, Fotografia, Som, Edição) A cada dia, serão apresentados os trabalhos de cineastas como Alice Guy-Blaché, Anna Muylaert, Thelma Schoonmaker, Emília Silberstein, Ava Duvernay, Lucrecia Martel, Agnès Varda, Petra Costa entre outras.
Letícia Ximenes é estudante do 7º semestre de Cinema e Mídias Digitais no IESB, onde fundou com outras alunas o Coletivo Helenas, um espaço de rodas de conversa e exibição de curta-metragens só para mulheres. Atua principalmente como assistente de direção. Dentre os filmes que já participou estão o longa-metragem Na Barriga da Baleia (2019) e os curta-metragens O Moletom (2019), Estupor (2018) e Constância (2017).
Keilla Salvador é estudante do 7° semestre do curso de Audiovisual na Universidade de Brasília. Atualmente é estagiária de edição/produção na TV Brasil. Tem experiência especialmente com Assistência de Produção. Dentre os filmes do quais participou estão: Me Diga o Que Eu Quero (2018) e Laika Space Station (2018).
Oficina de audiovisual para smartphones Essa oficina tem como objetivo mostrar que o celular pode ser uma ferramenta criativa para exibir e vender seus trabalhos audiovisuais. Com dicas para facilitar a produção de vídeos ao compreender os ciclos de produção, da ideia à rentabilização e divulgação do produto final.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Alice Lira é cineasta e fotógrafa maranhense, começou a trabalhar com fotografia de eventos em 2010 e na produção audiovisual em 2012. Assina 5 curtas metragens no currículo, nos quais assinou direção, roteiro, montagem e produção. Realizou mais de 200 vídeos de registro de eventos culturais, institucionais, publicitários, curtas e videoclipes. Em 2014, em parceria com Leonardo Monteiro fundou a Cinese Audiovisual, na qual exerce a função de diretora executiva.
Pessoas com deficiência com e sem experiência que já trabalharam ou gostariam de trabalhar em eventos.
EMENTA: