Aquariano nascido no dia de Iemanjá no interior de São Paulo, reside há dez anos em Brasília e atua como pesquisador, produtor cultural, poeta e artista multilinguagens. Psicólogo e Mestre em Ciências do Comportamento, desenvolve pesquisa de interface entre psicologia comportamental e linguagens artísticas que fomenta sua própria produção. Autor do projeto literário N(ovo) - livro e audiolivro; e da coletânea de contos (Onirotopia). Mantém canal literário no instagram (@thiagodebarross) onde publica material literário autoral, resenhas de filmes, séries, livros e espetáculos teatrais. Atualmente coordena um processo experimental colaborativo de criação poética multimídia - O Pequeno Manual de Prática Poética Livre (@palavramultimídia).
É professora de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Graduada em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (1998), possui mestrado em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2002), doutorado em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Paris III - Sorbonne-Nouvelle (2008) e realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Nova Iorque (2013-2014) e na Universidade Federal de Pernambuco (2018-2019). Foi curadora e organizadora da Mostra 50 Anos de Cinema da África Francófona (Ano da França no Brasil, 2009). Idealizou e coordena o Cachoeiradoc - Festival de Documentários de Cachoeira (BA). Integrou a equipe de curadoria do Festival de Cinema Brasileiro de Brasília (2013, 2017, 2018). Coordena o Grupo de Estudos e Práticas em Documentário (UFRB/CNPq).
É Produtora Executiva, mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília, faz agora graduação em Direito. Produziu o curta-metragem "O Mistério da Carne" (2018), dirigido por Rafaela Camelo, que teve première internacional no Sundance Film Festival 2019. Co-produziu "All Still Orbit" (2016), dirigido por Dane Komljen e James Lattimer, que foi lançado em 2016 no Festival de Rotterdam. Atualmente, participa do desenvolvimento de "Sangue do meu Sangue", o primeiro longa-metragem de Rafaela Camelo. Além disso, trabalha na pós-produção do primeiro longa-metragem da sua empresa Moveo Filmes: "Na Barriga da Baleia". Para esse projeto, foram coletados mais de R$10 mil reais por meio de crowdfunding. Realizado de maneira colaborativa e com uma equipe 100% feminina, este filme alcançou atenção da mídia.