QUANDO O PASSADO FOR PRESENTE LEMBRA-SE DE MIM NO FUTURO
Categoria:
Experimental
Estado:
Ceará - CE
Direção:
Rafael Vilarouca
Sinopse:
Entre histórias particulares e coletivas, diferentes momentos ritualísticos encenados nas fotografias do arquivo familiar do artista. Tentando compreender a interioridade dessas imagens e sua significação no presente, busca-se desvendar - e simultaneamente criar, outros e novos mistérios circunscritos, para, assim, desprogramar esquecimentos.
Equipe:
Vídeo/montagem: Rafael Vilarouca
Finalização de som: Ramón Kesllen
Identidade visual: M. Dias Preto
Arquivos VHS: Margarida Mazina
Arquivo fotográfico: Roberto Correia Lima, Romilda Sucupira, Nilce Peixoto e Margarida Mazina
Gravado entre 2020 e 2022 em Icó (CE) e Lavras da Mangabeira (CE) com Margarida Mazina, Ana Liane Peixoto, Maria Risolene, Bergson Peixoto, Jurgen Rubem, Cristiana Viana, Maria Júlia Landim, Gabriela Landim, Amanda Peixoto, Crísina Araújo, Ana Júlia Vilarouca, Isaac Oliveira e Hudson Carneiro.
Exibições:
- Vídeoarte Quando o passado for presente lembra-se de mim no futuro exibida na exposição coletiva Reflorestamento que marca os 10 anos do Programa de Laboratórios do Porto Iracema das Artes. Montada no período de 22 de dezembro de 2022 a 17 de março de 2023 no Museu de Arte Contemporânea do Ceará localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em Fortaleza (CE). Curadoria de Aline Albuquerque e Lucas Dilacerda.