Este curso ministrado pelo gestor cultural Thiago Fanis vai oferecer dicas práticas sobre os principais conceitos a serem aplicados na elaboração de projetos culturais, ensinando a importância do escopo e a forma de defini-lo, explorando cada uma das partes de um projeto, do resumo ao orçamento. Com duração de 10 horas, a oficina inclui aulas teóricas e práticas. Serão sorteados 10 projetos para receberem 30 minutos de mentoria.
Thiago Fanis é Gestor de Eventos com especialização em Gestão de Projetos e Gestão Cultural. Desde 2009, trabalha na área de eventos e cultura, se interessando pela atividade de gestão cultural. Tem experiência em todos os processos de produção de eventos, desde a concepção até a prestação de contas. Possui diversos certificados em Gestão de Festivais, Produção, Gestão Cultural, Elaboração de Projetos, Economia Criativa e Criação Publicitária. Atualmente, é Analista em Gestão Cultural e atua com elaboração, execução e gestão de projetos. Convicto dos efeitos da cultura e da arte na transformação da vida e do mundo, Fanis atua como uma ponte entre o criador e o público, visando agregar benefícios na vida das pessoas. Seu currículo inclui diversas produções locais, nacionais e internacionais.
O produtor Alexandre David vai apresentar neste workshop os princípios fundamentais das melhores práticas para iniciar, financiar, conceituar, planejar e produzir produtos de conteúdo criativo audiovisual. Apresentará também uma lista dos principais distribuidores de filmes independentes e séries, seus requisitos e interesses em conteúdos nacionais e seus formatos. os participantes do workshop terão a oportunidade de aprender como apresentar um conteúdo a uma agregadora ou distribuidora para plataformas digitais e como são negociados os pagamentos.
Alexandre David diretor de produção com experiência desenvolvida em empresas internacionais (HBO e SONY PICTURES), na produção de formatos, scripted e non-scripted. Gestão de produção de mais de 700 horas de conteúdo em gêneros como séries de ficção, factual entertainment, lifestyle, game shows, reality shows, musicais. Produtor de algumas séries de sucesso, como: "Brazil's Next Top Model", "Agora Sim!", "Breakout Brasil", "Santo Forte", "Estudio 360°", "Chefes na Rua", "Comer Bem, Que Mal Tem?", "Desencontros", "Entubados", "Shark Tank Brasil", "Receitas em Série", "Chefs em Ação", "A Roupa Ideal", "Em nome da Justiça", "Fácil Assim", "Sem Rastro".
As produtoras culturais e do audiovisual Gabriela Romano e Keila Salvador apresentarão neste workshop um conteúdo programático que inclui a conceitualização e função da audiodescrição, as etapas de produção e os profissionais envolvidos, além de informações sobre os softwares de legendagem e edição. Público: Realizadores audiovisuais (diretores, roteiristas, editores), estudantes de cinema, Letras/Linguística, Tradução, Jornalismo e Artes, além de profissionais da área de acessibilidade em mídia.
Gabriela Romano é graduada em Comunicação Social com habilitação em Audiovisual pela UnB. Possui experiência como Redatora, Produção Audiovisual e Produção Cultural. Foi aluna bolsista no Projeto do Núcleo TAAAI – Tecnologia Assistiva, Acessibilidade, Autonomia e Inclusão (2012). Trabalho de Conclusão de Curso com o tema “Acessibilidade no cinema: a inserção do cineasta na produção de audiodescrições” (2018). Atualmente é integrante do Núcleo de Pesquisa e Produção Digital em Linguagem Sonora na UnB.
Keilla Salvador é estudante do 8° semestre do curso de Audiovisual na UnB. Tem experiência com Produção Audiovisual e Produção Cultural. Ministrou a Oficina de Linguagem Cinematográfica: Uma Trajetória Feminina, na 14° edição do Festival Taguatinga de Cinema (2019). Atualmente trabalha na realização de seu TCC: produção de uma audiodescrição para um curta-metragem de ficção; além disso é criadora do Podcast: Vida Reclusa, sobre artistas de Brasília no período do isolamento social.
O jornalista Max Valarezo irá explorar neste workshop o formato do vídeo ensaio e suas diversas facetas criativas através da exibição de slides e de trechos de vídeos. A abordagem inclui os seguintes tópicos: as origens do vídeo ensaio; como ele se popularizou na internet; a crescente associação com a análise cinematográfica; o trabalho do Canal EntrePlanos com o formato; panorama de criadores de vídeo ensaio (dentro e fora do Brasil); estratégias de escrita de roteiro para vídeo ensaios; estratégias de edição de vídeo para vídeo ensaios; práticas de publicação no YouTube.
Max Valarezo é jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB) e criador do canal de cinema EntrePlanos no YouTube. Com quase 300 mil inscritos, o EntrePlanos é um dos principais canais de vídeo ensaio do Brasil. Max também já trabalhou como comentarista do Oscar 2019 no canal da TNT no YouTube e comentou sobre cinema em alguns dos maiores podcasts do Brasil (como o Nerdcast e o Cinema Com Rapadura).
O produtor audiovisual Abder Paz vai apresentar neste workshop técnicas de transmissão ao vivo e ferramentas caseiras e profissionais que vão auxiliar os participantes a produzirem o próprio conteúdo de maneira artística e profissional. O programa do workshop inclui técnicas de uso do Youtube Studio, da Watch TV do Facebook e de softwares livres, técnicas de construção de cenários, de captação de áudio e operação de câmeras. Público: Produtores audiovisuais, Youtubers, gamers, músicos e pessoas interessadas em produção de conteúdo para internet
Abder Paz é produtor cultural e audiovisual, ator, mímico, arte-educador. É nascido em Taguatinga (DF), onde atua profissionalmente realizando diversos trabalhos voltados à cultura e ao entretenimento. É gestor do espaço Instituto Invenção Brasileira, voltado à difusão de culturas populares brasileiras, referências nacional e internacional. Integra a Ocupação Cultural Mercado Sul Vive, expressivo movimento de produção cultural e ativismo libertário do Distrito Federal e do Brasil.