PREMIAÇÃO

JURADOS

Adriley Queiroz - Fazedor de filmes
Lorena Carmo - Antropóloga, pesquisadora e agente social
Simone Borges – Produtora, mobilizadora social e fotografa


Troféu Lobisomem
Pela delicadeza da realização

DAYANE E ZÉ FIRO

ANIMAÇÃO - 12 min São Carlos-SP - 2009
DIREÇÃO: Marta Kawamura
CONTATO: [email protected]

Dayane não tem brinquedos nem amigos, mas como toda criança, quer brincar. Um dia, quando a solidão começava a apertar o coração de Dayane, Zé Firo, o vento menino, veio brincar com ela.

Troféu Cinema de Invenção
Pela necessidade do tema e pelo olhar da autora

RAPSÓDIA DO ABSURDO

DOC - 16 min Goiânia-GO - 2006
DIREÇÃO: Claudia Nunes
CONTATO: [email protected]

Documentário experimental com cenas de arquivo da cobertura jornalística de dois marcantes episódios de luta pela terra no campo e na cidade ocorridos no Brasil: fazenda Santa Luzia (Aruanã - Goiás) e parque oeste industrial (Goiânia - Goiás), cuja dimensão os transforma em exemplos universais do conflito existente entre a propriedade privada e os pobres de todo o mundo.

Troféu Ganga Bruta
Pela sutileza na representação do universo

DEZ ELEFANTES

FIC - 14 min Rio de Janeiro-RJ - 2008
DIREÇÃO: Eva Randolph
CONTATO: [email protected]

Clara tem oito anos e mora com mãe e irmão em sua casa no campo. Outro dia as crianças brincavam de pique-esconde. Pequenos incidentes.

Troféu do Cabra
Pelo envolvimento dos personagens na construção de um outro olhar sobre o universo das feiras

DA BANCA PARA FORA - Um filme sobre a arte de fazer a feira

DOC - 20 min Palmas-TO - 2009
DIREÇÃO: Yonara Aniszewski
CONTATO: [email protected]

Troféu Fala Brasilia
Pela sensibilidade na relação entre o cinema e a Memória

CINEMA DE ENGENHO

DOC - 17 min Brasília–DF
DIREÇÃO: Dácia Ibiapina.
CONTATO: [email protected]

José Ribeiro de Medeiros nasceu em sapé, em 1923. o pai trabalhava na José ribeiro de Medeiros nasceu em sapé, em 1923. o pai trabalhava na linha de ferro e o menino costumava acompanhá-lo observando encantado o vai-e-vem dos trens e dos passageiros. “cativava muito os maquinistas”, diz ele. logo cedo, apaixonou-se pela fotografia e pelo cinema. na primeira oportunidade, comprou uma maquinazinha manual no recife e iniciou carreira de projecionista ambulante de cinema: nos engenhos de cana-de-açúcar, nas festas, nas feiras. atualmente vive com a mulher – dona beatriz – na cidade de pilar. na garagem, antigos equipamentos de fotografia e de cinema disputam espaço e atenção com uma Brasília 78. este é o reino encantado de José Ribeiro de Medeiros. herança que quer deixar para os netos, como o menino Ulisses. este filme é sobre o homem, a máquina e o menino.

Olhar em Movimento
Voto popular

A VERDADE SOBRE O ATO EM DEFESA DA CANA DOREINO

DOC - 20 min Brasília-DF - 2009
DIREÇÃO: Thiago Ávila
CONTATO: [email protected]

"O mais importante não é a arquitetura, mas a vida, os amigos, e este mundo injusto,que devemos modificar" - Oscar Niemeyer. Espremidos entre os projetos de bairros megalomaníacos para os homens mais ricos do país, a população de baixa renda do Distrito Federal luta para que seja respeitado seu direito inalienável, garantido na Constituição, de moradia digna. É uma luta desigual, onde todo o poder de um estado repressor e seus correligionários contrasta com a coragem e dignidade da população de baixa renda.

Juri Popular

MARIA DO PARAGUAÇU

DOC - 26 min Brasília-DF - 2009
DIREÇÃO: Camila Dutervil
CONTATO: [email protected]

Maria do Paraguaçu revela a luta por terra e liberdade, através do olhar de uma mulher que resiste pela dignidade de seu povo. o quilombo de são Francisco do Paraguaçu já é um caso de visibilidade internacional. vítima de um ataque da grande mídia, a comunidade sofreu uma violência simbólica muito grave. Maria do Paraguaçu é também um veículo para essa comunidade se auto-representar e afirmar seus direitos. nesse documentário, estará eternizado o samba de roda tradicional do recôncavo baiano, que tornou-se obra prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade. o samba é o que pulsa Maria do quilombo de são Francisco do Paraguaçu a defender seu território tradicional e seu patrimônio cultural.

Mensão Honrosa
Pela importância da construção da memória cultural de uma cidade

DO ALTO DA MEMÓRIA - Gesion de Castro

DOC - 16 min Brasília-DF - 2008
DIREÇÃO: Tayra Bueno
CONTATO: [email protected]

Este vídeo é resultado do trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Artes Plásticas da Universidade de Brasília.

Mensão Honrosa
Pela coragem e ousadia e pela realização do filme

ÂMAGO

FIC - 8 min Brazlandia–DF
DIREÇÃO: Antonio Balbino
CONTATO: [email protected]

Enquanto o artista se prepara para entrar em cena, ele relembra de momentos vividos. mas o que realmente está sentindo parece ficar somente em seu âmago.