Caríssimo Público da MostraTaguatinga,

É com imenso prazer e alegria que lhes recebemos mais este ano, com o cesto e a sacola cheia de filmes novos para compartilhar. Ao todo serão 93 filmes de curta-metragem e 1 média na abertura, exibidos de 11 a 16 de agosto esse ano na MostraTaguatinga, divididos em 12 programas, disponíveis em diversas e variadas sessões.

Aqueles que vêm acompanhando as edições anteriores da MostraTaguatinga irá perceber que nossa sacola só vem aumentando, que a mostra vem crescendo junto com uma rica e diversa produção independente, de baixo-custo, nascente nesse Brasil grande de redemocratização e de novas tecnologias.

Grande será o privilégio daqueles que conseguirem ver o máximo de filmes esse ano, como nós podemos ver, muitas emoções irão sentir, irão chorar e irão rir, poderão ver e ouvir o galope desta história, novos cineastas e escrituras surgindo, realidades e personagens se revelando... isto é, poderão ver filmes de Brasília - DF, Brazlândia – DF, Niterói-RJ, Rio de Janeiro- RJ, Jacarepaguá- RJ, Atibaia - SP, São Carlos – SP, Santo - André – SP, Jundiaí – SP, Votorantim – SP,  Palmas - TO, Tocantins – GO, Goiânia-GO, Aquidauana – MS, Curitiba - PR, Novo Olinda do Norte – AM, Belo Horizonte – MG, Marechal Deodoro – AL, Vitória – ES, Salvador – BA, Rio Grande do Sul – RS e divertir-se e encantar-se com o que é e pode ser esse nosso autêntico e novo Cinema.

Curadoria



Queríamos que todos fossem educadores, do padeiro ao pedreiro, do motorista de taxi a dona de casa, do gari ao motorista de ônibus, do aluno ao professor, do produtor cultural ao espectador comum, todos educadores.

Queríamos que todos gostassem de filmes como gostam de novelas, como gostam de futebol, como gostam de internet e como gostaríamos que gostassem de teatro e livros também. Mas entendemos que nossa realidade social e cultural ainda nos faz crer que isso é uma utopia, um sonho a ser alcançado.

Realizar um festival de cinema numa cidade como Taguatinga e que teve sua primeira edição no Botequim Blues em 1998, também carrega consigo o estigma de um sonho, algo que talvez não pudesse e as vezes não pode ser realizado. Agora, em sua 9ª edição, nesses 11 anos de existência, a MostraTaguatinga Festival de Cinema e Vídeo nos faz acreditar no impossível, nos faz acreditar na utopia.

É por respeito ao público que assiste filmes, que produz filmes, que discute filmes, que educa utilizando filmes que essa 9ª edição é realizada, é a esse público que ela é dedicada. São filmes de várias regiões do Brasil, são narrativas peculiares em seu modo de produção e distribuição e que não ocupam lugar privilegiado no universo da visibilidade. O que a MostraTaguatinga oferece nesse momento é a oportunidade de estabelecimento de um diálogo rico entre  uma produção cultural carregada de brasilidade e utopias e um espectador movido pela necessidade de sonhar.

A todos bons filmes.

MostraTaguatinga