FÓRUM DE CULTURA DO CANTO DE CÁ

A 9ª Mostrataguatinga incluiu na sua programação a realização de um Fórum de Cultura de Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo I e II. Essas cidades formam uma massa populacional compacta de mais de um milhão de habitantes. São cidades com excelente potencial para a produção cultural crítica, uma vez que seus artistas vivem as dificuldades do povo.

Será um fórum dos artistas e militantes culturais sem a participação das instituições do Estado. O objetivo é conhecer idéias, permear isso com algumas intervenções artísticas e, possivelmente, aprovar uma linha de atuação articulada do movimento dessas cidades.

A discussão abordará à falta de sensibilidade das Administrações Regionais para a necessidade promover a produção cultural da própria cidade e outras que contribuam para a formação de público local. Isso depende da existência de espaços e de boa administração, buscando sua ocupação com espetáculos de qualidade, com ampla divulgação e preços acessíveis.

Além disso, está na pauta dos grupos do Canto de Cá: o papel dos conselhos regionais de cultura; a necessidade de o governo cumprir a lei do FAC; a conclusão de projetos como o Centro Cultural Teatro da Praça e o Centro Cultural de Ceilândia; oficinas de captação financeira e, principalmente, o papel dos grupos locais na formação cultural do povo.

Essas discussões serão muito importantes para avançarmos de uma militância cultural ingênua para outra que analisa teoricamente quem somos nós enquanto classe social, o que nos diferencia dos grupos de artistas que não vivem as dificuldades do povo brasileiro.  Só aprofundando nosso entendimento sobre nós mesmos é que podemos fazer uma arte comprometida com as lutas do povo.