12º Festival Taguatinga de Cinema

Acontecerá durante os meses de outubro e novembro


Teremos 30 vagas para cada uma das oficinas e essas vagas serão distribuídas da seguinte forma: 10 vagas para o público em geral que fizer a inscrição pelo site e 20 vagas para os alunos da escola EIT.



Alex Vidigal
Você com seu celular também pode fazer um curta-metragem
04/10/17 (quarta-feira) - 8h30 às 12h no Teatro da Praça

Com o amplo desenvolvimento das tecnologias e mídias na Era Digital, os processos de gravação audiovisual não é mais exclusivos das câmeras de cinema e TV, agora é possível fazer registros com smartphone e tablet. Dentro dessa possibilidade a oficina "você com seu celular também podem fazer um curta-metragem" trará a reflexão de como pode ser utilizado o seu celular para desenvolver o mínimo da linguagem audiovisual e como sua gravação será desenvolvida nas etapas de produção: pré-produção, produção (registro) e pós-produção.

Alex Vidigal Rodrigues de Sousa é graduado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Brasília (2007). Em 2009 tornou-se professor da Faculdade Projeção em disciplinas relacionadas ao campo do audiovisual. No ano seguinte, após pleitear uma vaga na docência em um concurso na Universidade Católica de Brasília, foi aprovado para ministrar aulas no campo do audiovisual para as habilitações de Jornalismo e Publicidade dentro da Comunicação Social. Em 2011 tornou se especialista pela especialização em Artes Visuais: Cultura & Criação do SENAC na Rede EAD Senac - Centro Nacional de Educação a Distância. No período de 2011 à 2013 foi Coordenador do CRTV na UCB. Em 2014 defendeu a dissertação A Representação da Violência no Faroeste Italiano se tornando mestre pela Universidade de Brasília. Tem vasto conhecimento na área da Comunicação, com ênfase em imagem e som, especificamente na parte teórica e prática. Sua experiência de trabalho e atividades privilegiam as áreas de produção de vídeos institucionais, publicitários, ficcionais, documentários e etinográficos, projetos de extensão e cobertura de eventos. Atualmente está envolvido com projetos audiovisuais: com caráter cultural na cidade de Brasília e pela pesquisa em outras cidades do Distrito Federal.

Neggata 
O poder da representatividade negra nas redes sociais
11/10/17 (quarta-feira) - 14h30 as 18h na EIT

Vivemos em uma era onde as informações são mais rápidas e democráticas. Grande parte disso devemos as redes sociais que permitem que "pessoas comuns" transforme mentes de "senso-comum", tudo através de suas vivências e conhecimentos. A era das social mídias vem atrelado de empoderamento de boas representatividades. O que é representatividade? E porque ela é tão importante nos dias de hoje? Porque o ativismo negro têm mudado a forma das marcas e da sociedade enxergar essa vasta diversidade que compõe as mulheres negras?

Esse é um das respostas que a Neggata tenta contribuir nessa oficina.

Ela se chama Lorena Monique, mas na internet é conhecida apenas como Neggata. Esse, aliás, também é o nome do canal do Youtube onde ela aborda temas como cultura negra e empoderamento feminino, mostrando toda a sua atitude. Dona de um estilo único, é movida por mudanças e seu visual não nega essa característica, já que ela sempre está com um cabelo diferente.

GRILO
Oficína de fotos e gifs para internet
18/10/17 (quarta-feira) - 14h30 as 18h na EIT

Nessa oficina vamos abordar diversos aspectos dessa forma de comunicação. Os módulos foram divididos para contemplar desde a ideação e conceitos básicos até a produção de uma peça.

  1. Portfólio de gifs e afins.
  2. Breve Histórico e Panorama. 
  3. Conceitos básicos de animação/repetição.
  4. Da ideação ao produto.
  5. Linha do tempo/softtware.

Daniel Grilo é brasiliense, ilustrador, músico e diretor de criação.Foi um dos criadores do coletivo Família design, de Brasília. Em 2007 mudou-se para São Paulo, trabalhando como diretor de criação na agência de marketing digital Alfaiataria, depois como design sênior na LEN Comunicação e Branding e finalmente como diretor de criação na agência de conteúdo Recheio. Realizou desde trabalhos de ambientação para empresas como Walmart e Rhodia, até conteúdo digital para empresas como Nestlé, Faber-Castell e Burger King. Em 2016 voltou para Brasília e em 2017 ingressou na Radiola Design e Publicidade, onde cuida do conteúdo digital de empresas como Marvin, Honda [Plaza Motors] e Brasília Harley-Davidson. Também faz parte da banda Komodo.

Francisco Jardim
Marketing Digital, por onde começar?
25/10/17 (quarta-feira) - 8 às 12h no Teatro da Praça

Você entendeu que vende mais quem está· na internet, né? Mas como começar a divulgar os seus produtos e serviços usando das mídias sociais digitais. Quais são os primeiros passos? O que vale mais a pena investir? Site, facebook ou anúncios no google?

São muitos os desafios para iniciar suas divulgações na web. Mas ao longo de 14 anos de experiência em Comunicação e Marketing, entendi que quando ensino os princípios básicos da comunicação para meus clientes se torna muito mais fácil e natural usar das mídias sociais para se promover. E ainda fazendo isso com integridade, sendo útil para sua audiência e se conectando cada dia mais com o seu propósito de vida.

Venha entender como gerar resultados para seu negócio usando de uma comunicação com propósito e valores humanos.

Francisco Jardim (Kazim) é formado em Comunicação Social, Radialista e Gestor de Marketing. Há 14 anos trabalha no mercado de comunicação de Brasília, em grandes agências de publicidade e na Rede Globo. Atualmente é autônomo, designer gráfico e web, gestor de marketing consciente focado em ensinar, profissionais liberais e pequenas empresas a aumentarem seus resultados por meio do marketing digital.

       
Nina Rodrigues e Karina Perpétuo.
Cobertura do Festival nas redes sociais
28/10/17 (sábado) - 10 às 17h na EIT

Oficina dedicada aos alunos das pílulas digitais com o propósito de fazê-los pôr em prática os conhecimentos e saberes adquiridos, preparando-os para realizar em grupo a cobertura do Festival de Cinema de Taguatinga nas redes sociais.

Nina Rodrigues é formada em Jornalismo, estudou documentário, edição e roteiro cinematográfico na EICTV, Escuela Internacional Del Cine Y TV, em Cuba.

Karina Guimarães Perpétuo é graduada em Comunicação Social, pós-graduada em Dinâmica dos Grupos e em Jogos Cooperativos, facilitadora de metodologias conversacionais, participativas e cooperativas. Brasiliense, 44 anos, mãe, caçadora de si, ativista do partido "Gargalhando Venceremos”. Seu interesse está onde a inteligência coletiva e a força da comum-unidade é convidada a atuar.

Leonardo Segala
Elastic.co - dashboards interativos com dados do Twitter
11/11/17 (sábado) - 8h30 as 12h no laboratório de informática da UCB

Visando explorar a parte de análise focado em marketing digital. Nosso objetivo será demonstrar as funcionalidades básicas da suíte básica do elasticsearch para que possamos conectar a uma conta real do twitter, armazenar seus dados no elasticsearch e em seguida visualizar em tempo real esses dados através de um dashboard personalizado.

Leonardo Segala é desenvolvedor Java, Líder de comunidade. Tenho mais de 10 anos de experiência com linguagens de programação com foco web. Entusiasta em data science.