O FESTIVAL

12 ANOS – NOSSA PORÇÃO MULHER

O Festival Taguatinga de Cinema 2017 tem como tema A Nossa Porção Mulher e selecionará filmes de curta-metragem (documentários, ficções e animações) produzidos entre 2015 e 2017, centrados em valores femininos.

Em foco, histórias narradas de modo sensível sobre pessoas que afirmam com força e eloquência cinematográfica a sua porção mulher, o que significa dizer que são guiadas pelos seus afetos, sua amorosidade, os sentimentos de compaixão, confiança e cuidado, o desejo de comunhão e cooperação, o senso do sagrado, o respeito à alteridade e à Natureza.

A 12ª edição do Festival Taguatinga de Cinema abre-se à imensidão deste universo onde atuam forças de construção de uma nova ética mundial, todas elas defensoras dos direitos sociais e dos direitos da Terra, das liberdades individuais, das igualdades de gênero, racial e de orientação sexual. Nosso intuito é divulgar e debater os caminhos abertos pelas produções audiovisuais recentes para fortalecer e amplificar os movimentos que estão em marcha para mudar o mundo, recusando toda forma de violência, opressão e discriminação, repensando o lugar da mulher e das demais minorias na sociedade contemporânea, mirando a sua emancipação.

Desse modo, oferecemos nossa contribuição à Cultura da Paz, à democracia e ao despertar de uma consciência integradora, sabendo-as essencialmente vinculadas ao necessário reconhecimento e valorização da sabedoria feminina presente em cada um de nós.