Conheça o AÚ MiDi – 3º Seminário de Mídias Digitais

Além das atividades do Taguá MAPI, outro evento voltado para o debate e a formação audiovisual, o AÚ MiDi – 3º Seminário de Mídias Digitais, está relacionado ao 12º Festival Taguatinga de Cinema e será realizado em 10 e 11 de novembro. Uma realização da Ginga-DF, BARU-LAB e Associação Cultural Faísca, numa parceria com a Universidade Católica de Brasília, o AÚ MiDi ocupa a Faculdade de Comunicação (localizado no Bloco M) da UCB com palestras e oficinas gratuitas. As inscrições podem ser feitas até 11 de novembro em festivaltaguatinga.com.br.

Antes chamado Seminário Ginga-DF de TV Digital, o AÚ MiDi – Seminário de Mídias Digitais se propõem a oferecer mais conteúdo e acompanhar as inovações das novas mídias e tecnologias disponíveis.

Palestras:

10 de novembro
9h às 9h30: Brasil 4D – com Cosette Espindola de Castro (UCB) – DF
9h30 à 10h: TV Digital – O desligamento do sinal analógico e a adaptação dos telespectadores – com Alexandre Kieling (UCB) e Kênia Freitas (UCB) – DF
10h30 às 11h: Roadmap de Evolução do Middleware Ginga – com Marcelo Ferreira Moreno (UFJF) – MG
11h às 11h30: O Ginga chega à população: mais de 10 milhões de conversores de TV Digital com Ginga C em distribuição – Rafael Diniz (UnB) – DF
13h às 14h: Exposição de Jogos Independentes – com BRING GAMES
14h: Blockchain: conceitos e aplicações – Paulo Jerônimo (desenvolvedor) – DF
16h30 às 17h: A independência dos Games: a evolução do mercado de jogos eletrônicos – com Saulo Camarotti (Be Hold – BRING) – DF

Oficinas:

Blockchain: entendendo e utilizando o Ethereum, com Paulo Jerônimo (desenvolvedor)
11 de novembro, sábado, das 9 às 12h30, na Universidade Católica de Brasília

Esta oficina apresentará como funciona o Ethereum demonstrando seus conceitos e aplicações sob a ótica de programadores. O Ethereum é uma plataforma descentralizada capaz de executar contratos inteligentes e aplicações usando a tecnologia Blockchain. Aplicações executadas no Ehtereum funcionam sem qualquer possibilidade de censura, fraude ou interferência de terceiros.

Paulo Jerônimo é consultor, desenvolvedor, autor, instrutor e palestrante. Desenvolve em linguagens de programação e ferramentas executadas sob plataformas abertas ou proprietárias. Dá preferência a produção de softwares livres. Presente no mercado corporativo desde 1993, produz soluções com o uso de frameworks e de práticas ágeis. Detém vasta experiência em arquitetura, desenvolvimento e infraestrutura para o atendimento a requisitos não funcionais. Trabalha com softwares de missão crítica, escaláveis e tolerantes a falhas, executados por clusters de servidores de aplicações em nuvens computacionais públicas ou privadas. Atualmente, seu foco tem sido o desenvolvimento de soluções envolvendo o uso de Blockchain.

Elastic.co – dashboards interativos com dados do Twitter, com Leonardo Segala (desenvolvedor, DFJUG)
11 de novembro, sábado, das 9 às 12h30, na Universidade Católica de Brasília

Visando explorar a parte de análise focado em marketing digital. Nosso objetivo será demonstrar as funcionalidades básicas da suíte básica do elasticsearch para que possamos conectar a uma conta real do twitter, armazenar seus dados no elasticsearch e em seguida visualizar em tempo real esses dados através de um dashboard personalizado.

Leonardo Segala é desenvolvedor Java, Líder de comunidade. Tenho mais de 10 anos de experiência com linguagens de programação com foco web. Entusiasta em data science.

Tags :